terça-feira, 31 de janeiro de 2012

AUTENTICIDADE PROCURA-SE!

"Não amemos de palavras nem de língua, mas por ações e em verdade." 1João3.18

Um blog diz muito acerca da pessoa que lhe dá vida. Há pelo menos dois blogs com os quais me identifco bastante, são pessoas que apesar de não conhecer pessoalmente, parece que conheço um pouco do seu interior por aquilo que vão escrevendo. É tão estranho... no outro dia dei por mim a pensar que conheço melhor estas duas pessoas em particular do que propriamente pessoas com as quais convivo diariamente. Talvez isso aconteça porque as relações humanas são cada vez mais superficiais.
Um dos motivos pelos quais eu não quis colocar descrição no meu perfil é que sou péssima a fazer auto-avaliações. Penso que quem tiver paciência de seguir o meu blog vai acabar por conhecer um pouco daquilo que gosto, do que me interessa, do que move o meu coração, e como tal um pouco daquilo que sou. Considero que é mais fácil ser o leitor a tirar as suas próprias conclusões em vez de eu estar a enumerar uma série de carateristicas que até podem nem corresponder bem à realidade. Eu digo isto porque por vezes a forma como nos avaliamos nem sempre é a mais correta. Temos tendência de cair em extremos. Podemos achar que somos o máximo, muito boas-pessoas, super-valorizarmos as nossas qualidades mas isso pode ser apenas reflexo daquilo que projetamos ser. Noutros casos, a auto-estima pode-nos atraiçoar e fazermos juizos de valor muito negativos acerca de nós mesmos. O cair num dos extremos depende das pessoas e por vezes também das fases pelas quais passamos.
Por norma, considero que tenho alguma perspicácia em perceber a essência dos que vou conhecendo.  Não me custumo enganar muito. Ao longo da caminhada tenho encontrado pessoas que tentam mostrar que são uma coisa e depois na prática mostram ser outra totalmente diferente. Confesso que isso faz-me alguma confusão. Não sei se querem enganar os outros ou viver iludidas com elas próprias na procura de um disfarce para as suas fraquezas e frustrações. Mas pergunto eu: quem não as tem?
Afinal o desafio de toda uma vida é aprender a lidar com as nossas próprias limitações, desenvolver a persistência e acima de tudo procurar ser melhor, não de boca mas de coração.

4 comentários:

  1. "...procurar ser melhor, não de boca mas de coração."

    Tenho pensado imenso nisto, Joa. Mas noutra perspectiva. É que quando se tem um coração bom, se é honesto e se diz a verdade, a vida torna-se também num desafio. Às vezes acho que as sonsas é que se saem bem - o mundo não é perspicaz. As pessoas francas e frontais, por serem consideradas menos frágeis, são tidas como as más da fita. E suportar isso de cabeça erguida é um verdadeiro desafio...

    Só um desabafo! Beijinho*

    ResponderEliminar
  2. menina lamparina a vida é realmente um constante desafio! O mais fácil é deixar levar pela maré, optar pelo "parecer" em prol do "ser" e dizer sim a tudo mesmo que se tenha de passar por cima de principios porque fica bem mas que graça é que isso tem?? procurar ser autêntico, integro e frontal é dificil mas sem dúvida algo que temos de lutar ainda que muitas vezes nos traga dissabores.
    Entretanto ouvi hoje uma frase que neste contexto faz todo o sentido,
    "as pessoas estão tão habituadas a ouvir mentiras que por vezes a verdade choca."
    Bjssss ;)

    ResponderEliminar
  3. Mais um texto espectacular:D Gostei muito:) E serve para podermos reflectir sobre o que temos feito e/ou temos sido até agora. Bjs

    ResponderEliminar
  4. É verdade querida Mirras! Obrigado por estares desse lado!! bjoka grande e especial

    ResponderEliminar