segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

História Sobre Sucesso

"Um empresário muito rico decide tirar férias numa pequena ilha tropical no Pacífico Sul. Ele trabalhou arduamente toda a sua vida e decidiu que estava na altura de gozar os frutos do seu trabalho. Animado com a visita à ilha, pois tinha ouvido falar que a pesca era incrível na ilha. Desde Jovem tinha uma paixão pela pesca, mas como sempre trabalhou muito para assegurar a sua reforma nunca teve oportunidade para pescar até então.

Assim, no primeiro dia que chegou à ilha, o empresário tomou o seu pequeno almoço e foi até à praia. Lá encontrou um pescador que carregava um grande balde cheio de peixes…
Quanto tempo você esteve a pescar? - pergunta ele. O pescador olha para o empresário com um grande sorriso e explicou-lhe que pesca cerca de três horas diariamente. O empresário pergunta-lhe então porque voltou ele tão rapidamente.
Não se preocupe diz o pescador, há ainda muita abundância de peixes.

O empresário pergunta ao pescador porque é que ele não continua a pescar mais peixe. O pescador pacientemente explicou que o que ele tinha pescado era o que ele necessitava. E rematou com: “Agora vou passar o resto do dia com a minha família, a conversar com os meus amigos e talvez beber um pouco de vinho. Depois vou relaxar na praia“.
O empresário sente-se na obrigação de ensinar este pescador camponês uma coisa ou duas. Assim, o empresário diz ao pescador que ele deveria pescar todo o dia e conseguir mais peixe. Então depois podia juntar algum dinheiro extra para comprar um barco maior e apanhar ainda mais peixe. Depois poderia manter e reinvestir os lucros em barcos e contratar mais trabalhadores para trabalhar para ele. Após 20 ou 30 anos certamente conseguiria tornar-se num homem muito rico.

O empresário sente-se satisfeito por ter ajudado o pescador ao explicar-lhe como ele se poderia tornar rico. Em seguida o pescador olha para o empresário com um olhar confuso e pergunta-lhe e o que fará quando se tornar rico?

O empresário responde rapidamente“Pode passar o resto do dia com a família,  conversar com os amigos e talvez beber um pouco de vinho. Depois ainda pode relaxar na praia“.

(autor: Mark Albion)

2 comentários:

  1. moral da história... na minha perspectiva por vezes perdemos tempo na busca de um tipo de "sucesso" ou felicidade em detrimento daquilo que é essencial e das pequenas coisas que nos fazem felizes. Estamos sempre à procura de grandes coisas para sermos felizes e esquecemos as simples preciosidades do dia-a-dia.
    Claro que o conceito de sucesso é relativo e como tal difere de pessoa para pessoa.
    (agradecia que quando for comentários anónimos no final da mensagem possam assinar)

    ResponderEliminar