quinta-feira, 3 de maio de 2012


Gosto de ver e procurar o lado bom das pessoas, gosto de elogiar de forma sincera e despretensiosa. O problema é quando as pessoas me desiludem dificilmente a coisa volta a ser o que era... a não ser que reconheçam o erro e as coisas fiquem devidamente esclarecidas. Quando vejo as pessoas a ter atitudes pouco dignas, mesmo que não seja comigo, fico de pé atrás porque como se custuma dizer "nas costas dos outros vejo as minhas".
O carácter mostra-se nas coisas mais simples do dia-a-dia, nas mais pequenas atitudes e acima de tudo na sinceridade de coração com que se fala ou faz alguma coisa. Não havendo essa tal sinceridade, o que se faz por muito bonito que possa parecer, perde o sentido.
Se dou, digo ou faço é porque o sinto e não porque fica bem ou para agradar alguém. Não sou intrometida e dispenso cusquices ou saber das coisas antes que me contem. Procuro não invadir a privacidade de ninguém, nem manipular a vontade do outro. Limito-me a estar disponivel para o que for preciso.
Graças a Deus passaram pela minha vida pessoas especiais, únicas que deixaram marcas no meu coração. Mas infelizmente também passaram muitas outras que magoaram, desiludiram e enganaram, sempre com a máscara dos falsos sorrisos e intenções. E isso também marcou pela negativa. Tanto é que desde há uns bons anos sou uma pessoa mais cautelosa com as amizades. Sei que isso não é bom mas são mecanismos de defesa que se foram instalando sem pedir licença.
Sei que preciso de aprender a perdoar e compreender que tal como eu os outros também erram.
Preciso de aprender a não exigir tantos dos outros, como exigo a mim mesma.
E preciso de aprender a desvalorizar certos comportamentos pois não é a mim que me compete julgar.
Tudo isto é fácil de escrever mas dificil de concretizar!
É mais um dos grandes desafios do nosso viver!

E vocês como são nas amizades?




7 comentários:

  1. Para mim trair uma amizade é mt grave ,quando sou amiga dou e faço tudo o que poder por um amigo mas não suporto que me desiludam talvez porque dou demais se o fizerem nunca mais serei sequer amiga!

    ResponderEliminar
  2. quase que parece ter sido eu a escrever o texto :) sou parecida contigo, muito aliás.

    não acho que tenha dificuldade em criar um conhecimento com alguém, é mais difícil criar uma amizade e daí uma grande amizade. circunstâncias da vida fizeram-me ser mais rigorosa na escolha dos melhores amigos e isso tem sempre um lado bom e um lado mau.
    o lado bom é que sou mais selectiva, consigo ter mais tempo para quem está mais próximo, etc.
    o lado mau é que sou mais rigorosa, exigente, "ando de pé atrás", etc.
    e também tinha (e tenho) dificuldade em perdoar quando algo acontece que me decepciona ou abala a confiança, mas partilho contigo que Deus tem trabalhado muito na minha vida quanto ao perdão e situações dolorosas foram saradas completamente por Ele. este é um lado muito bonito da graça!
    querida Jo, sê a amiga que és para quem gostas, trata sempre bem os outros e quando as coisas não forem como esperavas, entrega nas mãos de Deus e tenta que nenhuma raíz de amargura fique instalada.
    um dos maiores desafios que Jesus deixa é "amar o nosso inimigo" e isso até pode significar um amigo que deixou de o ser.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Eu sei querida!! **** com saudades

    ResponderEliminar
  4. Eu por e simplesmente não tenho melhores amigas, ja me enganaram muito. E desta ultima vez deixei por completo de confiar nas pessoas, desabafo com o meu marido e irmã e tudo com a minha mãe. E faço como toda a gente hipócrita, quando me perguntam se está tudo bem, eu respondo que sim, mesmo que tenha estado a chorar à 5 minutos.

    ResponderEliminar