sábado, 28 de julho de 2012

Ausência...

... queria vos poder dizer que a minha ausência se deve ao muito trabalho que tenho tido, à falta de inspiração ou outra coisa qualquer mas não, tenho estado com uma crise do sindrome vertiginoso ou chamada doença de méniere. Apesar de ligeira (em comparação a outras que já tive) não está a ser fácil de gerir... porque tenho de fazer um esforço para continuar a fazer a minha vida normal; porque tenho de ir trabalhar e com algumas exigências adicionais; porque tenho uma filhota pequena muito dependente da mamã; e porque para os outros não é algo que seja de fácil compreensão.

Da doença de méniere conhecem-se melhor os sintomas do que as causas. Depende de caso para caso, mas fala-se que a sua origem está relacionada com um aumento do volume/pressão do fluído existente no ouvido interno que é responsável por manter o nosso corpo em equilíbrio. O surgimento da doença ainda não é muito claro mas dizem os entendidos que pode aparecer a partir de uma pancada no ouvido, uma infeção, alterações emocionais, stress, entre outros. No meu caso a 1ª vez que surgiu foi após uma constipação há cerca de 4 anos.
As crises trazem: uma pressão continua no ouvido; uma sensação de desiquilibrio constante/tonturas; uma diminuição da audição; extrema sensibilidade aos ruídos; frequentes sensações de desmaio, suores, naúseas, dores de cabeça e atordoamento continuo. Como imaginam tudo isto mexe com o sistema nervoso, provocando ansiedade, taquicardia, mau-estar, perda de força, etc. Não é fácil de explicar mas a sensação é semelhante àquela que sentimos quando temos uma quebra de tensão mas neste caso é uma sensação que pode durar praticamante o dia todo com intervalos melhores, dependendo da crise e do efeito da medicação. Uma crise pode demorar várias semanas ou mesmo meses até passar, havendo uma melhoria progressiva.
No meu dia-a-dia faço algum esforço para que este problema sendo crónico não afete muito a minha qualidade de vida, evitando determinadas ações que sei que não me fazem bem. Por exemplo aos fins-de-semana com as "lides domésticas" sinto sempre algum desconforto que após algum descanso acaba por passar. Penso que já aprendi a conviver com determinadas limitações e a contornar alguns sintomas.
Durante as crises torna-se mais desgastante fisica e psicologicamente porque tarefas simples e banais do dia-a-dia como ir ao supermercado, conduzir, caminhar, fazer qualquer esforço, cuidar de crianças, limpar a casa, ouvir ruídos fortes e repentinos, ou o simples levantar a cabeça para abrir um armário ou apanhar algo no chão tornam-se tarefas bem dolorosas.
Tratamento?
hummm existem uns medicamentos que vão ajudando a melhorar mas não são de efeito imediato (betaserc e vastarel). Também a acunpuntura pode dar uma ajuda assim como ter alguns cuidados com o sal, não ingerir cafeína, picante, álcool e evitar movimentos bruscos com a cabeça.
Existem casos de síndrome vertiginoso provocados não pelo aumento da pressão do liquido do ouvido interno mas pela deslocação dos cristais presentes nesse órgão que provoca os mesmos sintomas. A diferença é que nestas situações o doente pode recorrer a uma fisioterapia vestibular para ajudar a colocar os cristais no sitio.

A verdade é que é a primeira vez em tanto tempo que falo tão detalhada e objectivamente acerca deste assunto. Bom pelo menos se esta explicação servir para poder ajudar alguém já me sentiria feliz.
Apesar de não ser fácil, desta longa batalha tenho retirado aprendizagens importantes como: valorizar pequenas coisas que normalmente da-mos por garantidas; procurar levar a vida com mais ligeireza; relativizar determinados problemas; aprender o valor da paciência, e a dádiva da saúde; e cultivar o sentimento de gratidão a Deus por tudo aquilo que vou tendo de bom!

Sem comentários:

Enviar um comentário