quarta-feira, 18 de julho de 2012

O conforto de se sentir amado

"Não são os fatos que acontecem que fazem com que você aprenda algo, mas somente suas respostas e reações àquilo que acontece. Também não são as experiências de sua vida, desde a infância, que transformaram você na pessoa que é hoje, mas somente a maneira como reagiu, ou respondeu, àquilo que você viveu."

A forma como reagimos aos diferentes acontecimentos da nossa vida influência significativamente quem somos hoje. Verdade. Mas não posso deixar de pensar que muitos factores que considero fundamentais como sendo a base de um crescimento saudável e da nossa formação como pessoas marcam de forma inequívoca caracteriscas da nossa personalidade e formas de agir. As estruturas familiares base, os valores apreendidos e a qualidade das vivências na infância são cruciais na forma como encaramos a vida, como perspectivamos o outro e como nos relacionamos conosco próprios.
Falo tão simplesmente do conforto de ser amado e apoiado incondicionalmente. 
Aqueles que tiveram e ainda têm um bom suporte de apoio familiar são mais seguros, mais confiantes, mais optimistas. muitas vezes não o reconhecendo, possuem um grande tesouro na construção de uma vida estável, de uma personalidade segura e de uma auto-estima equilibrada.
E aqueles que não têm? Creio que esses podem seguir vários caminhos, e procurar todo o tipo de escapes para o que lhes faltou. Acho que mesmo para aqueles que com algum esforço conseguem lidar com a vida de forma mais ou menos sensata, procurando usar as dificuldades e as faltas para se tornarem mais fortes, existem sempre lacunas por preencher, feridas por sarar. E por incrivel que pareça é na idade adulta que essas ausências fazem mais diferença na bagagem emocional, talvez por uma maior conciencialização e amadurecimento.
Talvez saibas do que estou a falar, talvez não. 
A luta é continua e chega a uma altura em que há necessidade de aliviar o peso.
Reter os aspectos positivos. 
Transformar mágoas. 
Não viver preso ao passado. 
Simplificar o presente. 
Ter esperança no futuro e descansar emoções.
Sim, descansar emoções.



Sem comentários:

Enviar um comentário