segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Educar bem

Educar dá trabalho. Sim dá.
É muito bonito ter filhos, é sem dúvida a maior benção que podemos receber de Deus.
No entanto, cuidar com qualidade é desgastante. Exige tempo, paciência e amor. Exige ginástica para o desempenho do papel e de todos os outros. Requer uma boa gestão de recursos e sentimentos. Envolve uma predisposição para nos colocarmos em 2º, 3º ou na maior parte das vezes em último lugar.
Não é difícil ter filhos,  difícil é amá-los, orientá-los e dar-lhes os exemplos que muito apregoamos. Dizer o que pode e não pode fazer não chega. No dia-a-dia tem de existir coerência prática com o que se ensina. 
Por outro lado, aqueles que têm um suporte de apoio familiar são privilegiados. Quando esse suporte não existe o casal tem de encontrar juntos uma estratégia de encorajamento e apoio constantes pois os filhos são felizes se os pais também se sentirem felizes.
Eu, menina-mulher, mãe, esposa, profissional, filha, irmã, amiga com tudo o que sou e o que tenho, com as minhas qualidades e fraquezas, luto cada dia para que a tarefa de educar tenha os seus frutos. Um dia quero poder dizer - Missão bem cumprida!

"Não se preocupe 
porque os seus filhos não ouvem o que diz, 
preocupe-se por estarem a observar o que faz." 
Robert Fulghum

2 comentários:

  1. É difícil estou e estarei em ultimo lugar por muito tempo mas os meus filhos compensam tudo :)
    bjinhos

    ResponderEliminar