terça-feira, 18 de dezembro de 2012

A pobreza

No domingo vi uma reportagem que me relembrou quantas pessoas neste momento passam fome, vivem no desespero de não terem meios de sustentar os filhos... fiquei com um nó na garganta e lágrimas por imaginar a quantidade de pessoas como eu e tu com tantas carências económico-sociais. 
A verdade é que  há uns bons anos atrás, quando estagiei num projecto de luta contra a pobreza, os meus olhos viram situações de pobreza extrema. Recordo cheiros, feições, e paredes a que chamam casas. Gente sem casa-de-banho. Sem luz. Lembro-me de um idoso em que o tecto do seu quarto estava suspenso por umas tábuas, que comia do mesmo prato que o seu gato. Lembro-me de abrir frigoríficos (quando os tinham) e ver apenas uns restos bolorentos. Lembro-me de no final do estágio juntar umas coisas, percorrer quilómetros e entregar alimentos retribuídos com sorrisos cansados de quem tudo falta. 
Entretanto surgiram os "novos pobres" e mil e uma formas de viver e sentir a pobreza.
Por vezes fechamos os olhos no nosso conforto e é mais fácil nem pensar na quantidade de pessoas que sofrem por não terem acesso a bens elementares. Custa-me. 
A pobreza não existe só no Natal. A pobreza existe todo o ano e com tendência a piorar. Gostava de fazer mais. A minha "veia" de assistente social puxa-me para fazer qualquer coisa. Ideias não faltam... mas ideias não matam fome!

6 comentários:

  1. Eu não fui capaz de ver até ao fim... fiquei angustiada como disse no meu post. Como é que chegámos a este ponto em tão pouco tempo? :(

    ResponderEliminar
  2. Ainda que sejam apenas ideias, não deixam de ser um começo. Quem não tem ideias nestas circunstâncias, é porque nem pensa muita na pobreza que o rodeia.

    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois se começarmos com pouco já é alguma coisa! ***

      Eliminar
  3. Ideias matam fome se deixarem de ser ideias e passarem à prática.
    Arregaça as mangas e mãos à obra.

    ResponderEliminar
  4. Também vi, e tens toda a razão.
    Beijinhos <3

    ResponderEliminar